IPSS

Freguesia / IPSS

Associação Quinta do Rezende

A Associação da Quinta do Rezende é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com Lar de Idosos com capacidade para 44 utentes.

Fundada em 19 de março de 1994, a ASSOCIAÇÃO DA QUINTA DO REZENDE, nome que deriva do facto de se ter instalado, na quinta do mesmo nome, que era propriedade de António Maria Rezende, ex-emigrante no Brasil, que à sua morte doou a referida propriedade à Santa Casa da Misericórdia.


Depois do 25 de Abril saíram, por causa da política, alguns jovens colaboradores do Clube Pardilhoense, e destes surgiram novos colaboradores do "Saavedra". Começa a haver comissões para as diversas actividades e em meados dos anos 80 aparece a primeira "Semana do Emigrante", altura esta em que grandes artistas vêm a Pardilhó actuar no palco do "Saavedra", como sejam: Carlos do Carmo, Paco Bandeira, Rodrigo, Duo Ouro Negro, Carlos Paião, etc..

Funcionou nesta colectividade a Rádio Moliceiro, rádio pirata que veio dar origem à actual emissora concelhia Rádio Voz da Ria.

Em 1994 a Associação Saavedra Guedes passa a ser Instituição de Utilidade Pública.


LINKS UTEIS:
website | facebook | a.quinta.resende.dt@gmail.com

CPAFP

O Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó é uma IPSS criada canonicamente em 30 de abril de 1962, por iniciativa da fábrica da igreja paroquial de Pardilhó e autorizada pelo Bispo da Diocese.

Nasceu para dar resposta às crianças que ficavam entregues a si próprias, quando os pais por razoes de sobrevivência se deslocavam para a apanha de pinhas noutras freguesias, criando as “famílias de acolhimento” que ofereciam a refeição de almoço a estas crianças até entrar em funcionamento a cantina escolar (construída pelo centro paroquial). A 06 de janeiro de 1969 foi inaugurado o jardim de infância no edifício ao lado da igreja de Pardilhó. Posteriormente, a pedido de algumas mães, surgiu em 1974 a creche que funcionou nas salas anexas à igreja até que foram feitas ampliações e melhorias.

Em 1999, o Centro Paroquial mudou-se para as instalações atuais e hoje dá resposta social à infância, à terceira idade e ainda à intervenção comunitária, com o gabinete de atendimento e acompanhamento social e cantina social.

Tem capacidade para 42 crianças na creche, 66 no pré-escolar, 25 no serviço de apoio domiciliário, 20 no centro de dia, 15 no centro de convívio.


LINKS UTEIS:
websitefacebook | centropardilho@sapo.pt

Associação Vida Nova - Lar de Idosos

A Associação "Vida Nova"- Lar de idosos, é uma IPSS, fundada em 1991, que surge com a missão de prestar os cuidados necessários ao bem-estar das pessoas mais velhas, e dependentes, pautando a sua ação por valores onde imperam o respeito e a dignidade pelo ser humano.

 

 

Foi um projeto iniciado e apoiado pela Igreja Cristã Evangélica de Pardilhó, que foi crescendo ativamente e servindo a comunidade em geral, tendo em 1995 terminada a construção de raiz da 1ªparte do edifício. Esta Instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos admitiu os primeiros idosos em Março de 1996, tendo ampliado as suas instalações em 2005 bem como a sua capacidade conforme acordo de cooperação com a Segurança Social.

Esta estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI), acolhe qualquer pessoa que necessite dos seus serviços, independentemente das suas crenças religiosas, motivações e necessidades específicas, pretendendo ser uma Instituição de referência, na satisfação dos seus clientes, na concretização dos seus objetivos e melhoria contínua dos serviços prestados.

Por tudo isto, trabalhar nesta Instituição é uma grande responsabilidade e um enorme privilégio, pois os seus colaboradores têm a responsabilidade de contribuir para fazer bem e cada vez melhor, aquilo a que se propuseram: dar a qualidade de vida possível e desejada a quem procura esta Instituição.

A missão desta IPSS não é prestar apenas os serviços básicos; é necessário que as coisas sejam feitas de forma especial, respeitando cada pessoa como única, diferente nuns aspetos e semelhante noutros. Um bom trabalho, permite suavizar um caminho de pedras e obstáculos muitas vezes criados por uma sociedade "apressada"e "distraída", e fazê-la perceber que a vida de cada idoso é algo muito especial, que deve ser vivida da melhor maneira, até ao fim.

A Associação “Vida Nova” pretende ser uma Instituição dinâmica e de referência na defesa dos idosos como cidadãos ativos com direitos e deveres e cujo contributo social é possível valorizar até ao último momento.

Para prosseguir os seus fins, o lar “Vida Nova” conta com uma equipa dinâmica e motivada que se identifique com os valores defendidos por esta Organização, bem como uma Direção atenta e presente que assegure a concretização de novos projetos ajustados às necessidades atuais dos seus idosos.


LINKS UTEIS:
website | geral@larvidanova.pt