Grupo Etnográfico Danças d´Aldeia

   

Fundação: 10 de Setembro de 1997.
Região Etnográfica: Beira Litoral – Zona Vareira. 
Danças Tradicionais: Viras, Tiranas, Danças de Roda.  
Trajes: De Trabalho: Peixeiras, Padeiras, Tecedeiras, Lavradores, Ferreiro, Trajes da Ria, Serrador, Porqueiro e Leiteira, Trajes Domingueiros, Romaria e de Ir a Feira.
Tocata: Acordeão, Concertinas, Violão, Viola Braguesa, Cavaquinhos, Bombo e Ferrinhos.
Usos e Costumes: Cantar das Janeiras, Festivais Gastronómicos desfile Etnográfico

Decorria o ano de 1997, quando um grupo de pessoas conversando sobre a riqueza musical e etnográfica da sua terra – Pardilhó – analisa o facto de não existir um grupo que se interesse pela recolha, preservação e divulgação de tão rico e vasto espólio.

Foi com auxílio destes elementos interessados em preservar as tradições da terra, que foram feitas recolhas através dos habitantes mais velhos, de tudo o que era significativo para a formação do grupo: modas, danças, utensílios e vestimentas. Só assim se tornou possível apresentar as danças - viras, tiranas e danças de roda - e os diversos trajes que caracterizam o grupo, como por exemplo: os Apanhadores de Pinhas, Pescadores, Varina e Peixeiras, Padeiras, Tecedeiras, Lavadeira, Leiteira, Passarinheiro ou Homem de Pardilhó, Porqueiro, Ferreiro e Serrador, o Carpinteiro Naval, diversos trajes relacionados com o trabalho da ria e os trajes de Domingar usados nas ocasiões mais solenes e nas festas da região.

O grupo encontra-se legalmente constituído e envolve cerca de 45 elementos.

O trabalho actual direcciona-se para a recolha de tudo quanto possa constituir interesse cultural e etnográfico como rezas, mezinhas e utensílios diversos.

Anualmente no mês de Maio, o Grupo comemora o seu aniversário realizando um festival de folclore para o qual convida ranchos de diversas regiões do país numa demonstração da diversidade etnográfica nacional.

Filiado na Federação do Folclore Português desde o ano de 2005.

 

Blog: http://dancasdaldeia.blogspot.pt/